top of page

MAPEAMENTO DAS ÁREAS DE CONFLITO E DE RISCOS DECORRENTES DA INSTALAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB – UTILIZANDO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA E SENSORIAMENTO REMOTO

Em meu novo post, compartilho com vocês o coração da minha jornada acadêmica: a monografia de graduação em Geografia. Essa pesquisa reflete não apenas a conclusão de um ciclo, mas a paixão que desenvolvi por explorar as dinâmicas e complexidades do nosso mundo. Ao examinar cuidadosamente os desafios geográficos, espero que minha monografia inspire outros a abraçarem a curiosidade e a compreensão profunda dessa ciência. Este é apenas o começo de uma fascinante jornada pelo vasto campo do conhecimento geográfico. Boa Leitura !



RESUMO


A crescente instalação de postos revendedores de combustíveis na cidade de João Pessoa tem sido alvo de diversas indagações pela população. A sua presença no espaço urbano é bastante evidente, principalmente nas principais avenidas, ocupando áreas que são notoriamente reconhecidas como irregulares. Os postos de combustíveis são considerados pelos órgãos ambientais como empreendimentos potencialmente poluidores e geradores de acidentes ambientais, tais como vazamentos de derivados de petróleo, que podem causar contaminação do lençol freático, do solo e do ar; incêndios e explosões decorrentes de tais vazamentos, nesses casos podendo provocar danos aos recursos naturais e à população. Buscando identificar os problemas que podem estar ocorrendo devido a localização dos postos de combustíveis, através do uso de novas tecnologias de análise da informação espacial, a presente pesquisa tem o intuito, com o apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente – SUDEMA, de identificar as áreas urbanas de conflito relacionadas com a presença dos postos de combustíveis, de acordo com a legislação em vigor, e identificar as áreas onde poderão ocorrer impactos sobre os recursos hídricos e as áreas edificadas da cidade de João Pessoa. Nesse sentido esta pesquisa vem dar uma contribuição à sociedade com relação ao uso das técnicas de geoprocessamento, na medida em que seus resultados poderão subsidiar de alguma forma as atividades do órgão estadual responsável pelo controle ambiental.


LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO



IMAGEM DO SATÉLITE LANDSAT


CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA TER ACESSO

À MONOGRAFIA E OS MAPAS


Sobre o Autor do Post:

Geógrafo com Mestrado em Engenharia Cartográfica, Doutorado em Geociências e Pós-Doutorado na Arquitetura/Urbanismo e na Geografia. Minha jornada é guiada pela paixão por mapas e suas tecnologias, explorando a representação do espaço de maneira moderna e inovadora. Integrando Geotecnologias no contexto da Ciência, meu objetivo é compartilhar conhecimento e conteúdo promovendo uma melhor compreensão do mundo em que vivemos para um futuro mais sustentável.

Comments


© 2020 -  Latitude Geográfica

Rua Cassimiro de Abreu, 300 

João Pessoa/PB

CEP 58033330

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
unnamed (1).png
bottom of page