top of page

O que são MAPAS, de onde vieram e como nos guiam ?


Você já parou para pensar na importância dos mapas em nosso dia a dia ? Desde o aplicativo de GPS no seu celular até os grandes atlas em bibliotecas, os mapas são ferramentas essenciais para entendermos e navegarmos pelo mundo. Mas, afinal, o que realmente define um mapa, qual a história por trás de seu nome e quais as suas formas ? Vamos desvendar isso !


ree

O Mapa: Uma Janela para a Realidade Geográfica


Em sua essência, um mapa é uma representação visual de uma região ou de uma porção da superfície terrestre. Pense nele como um modelo de representação gráfica da realidade que nos permite compreender fenômenos espaciais.

Mais do que apenas um desenho, o mapa é uma abstração visual, digital ou tátil da realidade geográfica. Ele funciona como um documento poderoso, que condensa e apresenta informações de maneira sintética e compreensível, utilizando a linguagem gráfica. Através dele, conseguimos visualizar a informação geográfica em sua estrutura, função e relação .


A Fascinante Origem da Palavra Mapa


A história por trás do nome "mapa" é bastante curiosa e remonta aos tempos antigos. A palavra tem sua origem no termo latino mappa. Etimologicamente, mappa significava algo como "lenço" ou "pedaço de tecido".


mappa significava algo como "lenço" ou "pedaço de tecido"
mappa significava algo como "lenço" ou "pedaço de tecido"

E por que um "lenço" ? Esse material era comumente utilizado por navegadores e negociantes da época para desenhar e discutir suas rotas, caminhos e localidades. Era prático, portátil e permitia que as informações fossem esboçadas rapidamente.


Mapas: Bidimensionais ou Tridimensionais?


Geralmente, quando pensamos em mapas, imaginamos representações planas. E de fato, a maioria dos mapas são representações bidimensionais de um espaço tridimensional, feitas sobre uma superfície plana. Eles nos ajudam a visualizar a distância entre pontos, o traçado de ruas e a distribuição de elementos em uma área.


ree

Contudo, a versatilidade dos mapas não para por aí ! Embora menos comuns no dia a dia, eles também podem ser tridimensionais . Essas representações em 3D são especialmente úteis para caracterizar o relevo de uma região ou para destacar outros atributos que se beneficiam de uma dimensão extra, proporcionando uma compreensão mais profunda do ambiente .


ree

Conectando-se ao Mundo Através dos Mapas


Seja em um papel antigo ou em uma tela moderna, os mapas continuam sendo ferramentas indispensáveis. Eles nos permitem explorar, planejar e entender melhor o vasto e complexo mundo em que vivemos. Da próxima vez que você usar um mapa, lembre-se de sua rica história e do poder que ele tem de nos conectar com o espaço ao nosso redor !


ree

Sobre o Autor do Post:

Geógrafo com Mestrado em Engenharia Cartográfica, Doutorado em Geociências e Pós-Doutorado na Arquitetura/Urbanismo e na Geografia. Minha jornada é guiada pela paixão por mapas e suas tecnologias, explorando a representação do espaço de maneira moderna e inovadora. Integrando Geotecnologias no contexto da Ciência, meu objetivo é compartilhar conhecimento e conteúdo promovendo uma melhor compreensão do mundo em que vivemos para um futuro mais sustentável.

 📌 Este texto foi elaborado com apoio da ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT (OpenAI), utilizada para auxílio na redação e revisão do conteúdo.

 




Comentários


© 2020 -  Latitude Geográfica

Rua Cassimiro de Abreu, 300 

João Pessoa/PB

CEP 58033330

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
unnamed (1).png
bottom of page