top of page

GLOBE Program Brasil: Projetos Científicos e Engajamento Ambiental

Atualizado: 4 de set.


Prepare-se para mergulhar no mundo da ciência cidadã e educação ambiental! O Programa GLOBE oferece uma oportunidade única para estudantes, professores e cidadãos de todo o mundo contribuírem para a compreensão do nosso planeta.


O que é o Programa GLOBE?


ree

O Programa GLOBE (Global Learning and Observations to Benefit the Environment – Aprendizagem e Observações Globais em Benefício do Meio Ambiente) é uma iniciativa internacional de ciência e educação ambiental que celebra seus 30 anos. Lançado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) em 1994, seu objetivo é promover a participação ativa de estudantes, professores, cientistas e cidadãos na coleta de dados ambientais e em estudos científicos.


Com uma vasta rede global, o GLOBE contribui significativamente para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais. A rede do programa inclui uma grande quantidade de participantes:


  • Mais de 126 países, com relatos mais recentes indicando 129 países;

  • Mais de 38 mil escolas, com dados atuais apontando para mais de 43 mil escolas e organizações de educação informal;

  • Mais de 42 mil professores, e atualmente mais de 54 mil educadores;

  • Mais de 228 mil cientistas cidadãos, e os dados mais recentes mostram quase 300 mil GLOBE Observers.


Os participantes coletam dados ambientais seguindo protocolos rigorosos desenvolvidos por cientistas. Esses dados são então disponibilizados em uma plataforma aberta de visualização de dados do GLOBE, com um histórico que remonta a 1995 e mais de 218 milhões de registros ambientais. O programa permite investigar diversas áreas da ciência ambiental, como a atmosfera (clima), hidrologia, solos, cobertura do solo (vegetação) e fenologia (estudo dos ciclos de vida animal e vegetal).


Como você pode acessar e participar do Programa GLOBE?


Existem três categorias principais para fazer parte desta comunidade científica internacional:


  1. Cientista Cidadão:


    • Basta baixar o aplicativo móvel GLOBE Observer e fazer o cadastro;

    • Através do aplicativo, você pode coletar e analisar dados ambientais usando protocolos como Nuvens, Mosquitos, Árvores e Cobertura da Terra;

    • É possível registrar fotos de amostras, georreferenciar o local de coleta de dados e receber notificações sobre a passagem de satélites ambientais em sua localidade.


  2. Professor GLOBE:


    • É necessário fazer o cadastro pelo site do GLOBE (www.globe.gov);

    • Após o cadastro, o próximo passo é participar de uma das formas de capacitação do programa.

      ree

  3. Profissional STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática):


    • Para participar, o interessado deve primeiro se cadastrar como Cientista Cidadão;

    • Em seguida, precisa concluir um protocolo específico do eTraining e preencher um formulário de candidatura para o grupo STEM do GLOBE. Cientistas de prestígio e profissionais STEM atuam como julgadores dos projetos.


Cursos e Capacitações Oferecidas


O Programa GLOBE oferece diversas opções de capacitação para seus participantes, especialmente para professores:


  • eTraining: São capacitações online e autoaprendizagem, disponíveis em inglês no site internacional do GLOBE;

  • Workshops (presenciais e online): Conduzidos por especialistas certificados internacionalmente (conhecidos como Trainers ou Mentor Trainers). Esses workshops abordam os protocolos de coleta de dados do GLOBE, as diretrizes do programa, metodologia científica e como desenvolver pesquisas em sala de aula. Informações sobre esses workshops podem ser encontradas no site globe.gov/get-trained/workshops;

  • Roadmaps para Usuários: O programa oferece guias de treinamento específicos para diferentes perfis, como professores, educadores informais, cientistas cidadãos, estudantes e profissionais STEM;

  • Centro de Tutoriais: Um centro completo com tutoriais sobre o uso do site, criação de contas, treinamento de protocolos, entrada e acesso a dados, e mais.


O Programa GLOBE no Brasil


O Brasil se juntou ao Programa GLOBE em 30 de junho de 2015, por meio de um acordo de cooperação entre a NASA e a Agência Espacial Brasileira (AEB). A AEB, órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.


ree

Desde então, o engajamento brasileiro no programa tem sido notável:


  • Foram realizados 25 workshops (presenciais e online);

  • 660 professores foram capacitados;

  • 205 escolas de todas as cinco regiões do Brasil foram cadastradas;

  • Mais de 5 mil Cientistas Cidadãos brasileiros participam ativamente através do aplicativo GLOBE Observer;

  • Atualmente, mais de 51 mil dados ambientais foram coletados em território nacional.


Em 2025, o Brasil demonstrou um crescimento impressionante no engajamento e na produção científica, com 33 trabalhos de escolas brasileiras aceitos no Simpósio Virtual Internacional de Ciências (IVSS) do Programa GLOBE. Esse número representa o dobro em relação a 2024. Os projetos, elaborados no IVSS, foram apresentados à comunidade internacional do GLOBE e julgados por cientistas de prestígio e profissionais STEM. Eles são divulgados no site oficial da iniciativa como Relatórios de Pesquisa de Estudantes.


A temática desta edição do IVSS, "30 anos de GLOBE: entendendo o passado, o presente e o futuro", foi uma excelente oportunidade para os estudantes mostrarem suas pesquisas para toda a comunidade científica do Programa. Para a Coordenadora do Programa GLOBE no Brasil, Aline Veloso, o aumento das pesquisas brasileiras reflete não só um maior interesse na pesquisa científica, mas também o fortalecimento de iniciativas educacionais voltadas à investigação ambiental e à colaboração internacional.


Alguns dos projetos brasileiros selecionados incluem:


  • "Análise Comparativa do Uso e Cobertura da Terra em Alcântara, Maranhão, Brasil".

  • "Ciência Cidadã em Ação: Monitoramento da Qualidade da Água em Alcântara–MA com o Programa GLOBE como Ferramenta de Transformação Ambiental e Social".

  • "Engajando jovens cientistas no monitoramento de arbovírus: programa ciência cidadã e o GLOBE em Pinheiro, Maranhão, Brasil".

  • "Estudo e monitoramento da presença de agrotóxicos no solo e na água e seus impactos ambientais".

  • "Identificação e mapeamento de larvas de mosquito transmissor da dengue: análises dos indicadores da doença na região limítrofe a Escola Estadual Felizardo Moura".

  • "Monitoramento de mosquitos vetores na baixada maranhense: a ciência cidadã no combate às arboviroses".

  • "Relação entre variáveis climáticas e a propagação da dengue no Brasil: uma abordagem espacial e temporal com dados GLOBE".


Para acessar os dados !


Os dados científicos do Programa GLOBE são disponibilizados em uma plataforma aberta de visualização de dados para todos os interessados. Esta plataforma contém um histórico de dados desde 1995, com mais de 218 milhões de dados ambientais registrados.


Na plataforma, é possível:


• Visualizar e recuperar dados ambientais de diversas áreas como atmosfera, hidrologia, solos, cobertura do solo e fenologia;

• Filtrar dados por localização (país, região, proximidade de corpos d'água), período de tempo, tipo de protocolo (nuvens, mosquitos, árvores, cobertura da terra, temperatura do ar, umidade, etc.), escola, professor ou equipe;

• Utilizar diferentes mapas base e dados de satélite da NASA para contextualizar as medições.

• Plotar dados de um ou múltiplos locais para análise;


A plataforma serve como uma ferramenta para a investigação e compreensão do meio ambiente !


Para acessar materiais de apoio do Programa GLOBE em português, você pode consultar a midiateca da plataforma AEB Escola Virtual ou as publicações no site da AEB. https://bibvirtual.aeb.gov.br/categories


Página no facebook do Globe Brasil


Participe você também e contribua para a ciência e a educação ambiental!


Sobre o Autor do Post:

Geógrafo com Mestrado em Engenharia Cartográfica, Doutorado em Geociências e Pós-Doutorado na Arquitetura/Urbanismo e na Geografia. Minha jornada é guiada pela paixão por mapas e suas tecnologias, explorando a representação do espaço de maneira moderna e inovadora. Integrando Geotecnologias no contexto da Ciência, meu objetivo é compartilhar conhecimento e conteúdo promovendo uma melhor compreensão do mundo em que vivemos para um futuro mais sustentável.

  📌 Este texto foi elaborado com apoio da ferramenta de Inteligência Artificial ChatGPT (OpenAI), utilizada para auxílio na redação e revisão do conteúdo.


Comentários


© 2020 -  Latitude Geográfica

Rua Cassimiro de Abreu, 300 

João Pessoa/PB

CEP 58033330

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
unnamed (1).png
bottom of page